O que você tem jorrado?

Qual é a fonte que jorra de você? Compreenda

O que você tem jorrado?

A Palavra do Senhor diz que a boca fala do que está cheio o coração, logo sendo daquilo que temos, jorramos para fora. Mas se julgamos que aquilo que temos não edifica, ou é impulsividade, temos que compreender que fonte está jorrando em nós.

Em Tiago 3:8 está escrito "Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal". E no 10-11 ele nos diz: "De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim. Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa?" Tiago 3:10,11

Ora, se nenhum homem pode refreá-la, mas não convém que seja assim (porque fontes diferentes não jorram a mesma água), o que fazer então?

Ele diz nos versículos a seguir: 

"Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce.
Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria.
Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.
Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica.
Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa.
Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.
Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz." Tiago 3:12-18

Logo, o nosso proceder em mansidão de sabedoria é que testemunha de quê Espírito estamos jorrando.

Mas, e sobre o que sai de nossa boca, se duas fontes não jorram a mesma água, porém o homem amaldiçoa e bendiz com a mesma língua?

Para quem ainda não entendeu, a fonte não é o homem, mas o Espírito ou espírito que reside e preside no homem. Todo homem é casa espiritual, seja ela casa de Deus, habitação de demônios ou esteja apenas adornada e pronta para receber alguém. Mas certamente, ele  é morada. Pedro movido por um espírito maligno interpelava a Cristo a não ir a cruz:

"E Pedro, chamando-o à parte, começou a reprová-lo, dizendo: Tem compaixão de ti, Senhor; isso de modo algum te acontecerá." Mateus 16:22

Aparentemente um espírito de amor e preocupação, certo? Mas que deixaria toda a humanidade condenada à morte eterna. E a quem Cristo repreendeu? A Pedro ou a Satanás?

Ele repreendeu a fonte daquela interpelação: satanás.

"Mas Jesus, voltando-se, disse a Pedro: Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens." Mateus 16:23

Sendo assim irmãos, cuidemos de guardar o nosso coração, porque dele procedem as fontes da vida (Pv 4:23) e do que ele está cheio, a boca falará.

"O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração." Lucas 6:45